A esta altura, você já deve ter organizado juntamente com sua equipe como ficará o final do ano na empresa. Se haverá férias coletivas, revezamento, esquema de plantão… Fato é que uma pausa no final do ano é mais do que recomendado, além de super saudável, para os funcionários.

Mas como sempre falamos por aqui, o planejamento deste período é fundamental. É preciso organizar todas as atividades da empresa nos dias de folga. Na área financeira, deixar agendados os pagamentos, mas é importante checar se tudo está caminhando como previsto. Para isso, é fundamental alinhar com o responsável financeiro esta checagem.

A comunicação também faz toda a diferença para que o recesso seja tranquilo. É preciso comunicar aos funcionários os dias e horários de folga e a responsabilidade de cada um antes e durante (se houver). Também é imprescindível comunicar aos clientes sobre os dias em que não haverá expediente. E como você já conhece o seu cliente, se antecipe em relação a pedidos e demandas que podem ocorrer.

E para encerrar 2018, aconselhamos que você celebre com os funcionários mais um ano. Não precisa ser uma grande comemoração, apenas um momento de agradecimento e desejo de boas energias para o ano que está prestes a começar.

Durante o recesso, descanse! Isso mesmo, desligue pelo menos por algumas horas por dia. Recarregue as energias. Nem sempre é fácil assim, então faça como no trabalho, estabeleça metas. Dormir por 8 horas, fazer uma atividade física, ir ao cinema, visitar um parente…. Aos poucos você verá que consegue conciliar tudo e o quanto isso te faz bem.

Por fim, dedique um tempo a repassar 2018. Processar este ano e todos os seus muitos episódios marcantes, no Brasil, no mundo e aí, dentro da sua empresa. E claro, feito isso, faça suas resoluções de 2019. Não estamos falando de um super planejamento estratégico, pois isso é assunto para outro momento, mas sim as suas resoluções pessoais, aquelas macro, seus desejos para 2019. E é isso, pode vir 2019! Estamos prontos!